Sistema de Freios

O sistema de FREIO automotivo é um dos sistemas mais importantes que compõem o automóvel e que mais afetam a segurança ao dirigir um veículo — junto com a suspensão e a direção. Conhecê-lo bem e entender o seu funcionamento são quesitos essenciais para manter o carro sempre em ordem e não correr riscos de nenhum tipo. O sistema de freio possui diversos componentes que trabalham em conjunto para desacelerar e parar completamente um veículo.

Solicite um orçamento

Cada componente do sistema de freio automotivo possui sua função única, por isto, todos os componentes se completam e formam o sistema. Sendo assim, conhecer cada item e suas aplicações é essencial para facilitar a compreensão do funcionamento desse conjunto e para entender como cada peça afeta o seu desempenho.

0.1

DISCO DE FREIO: o disco está conectado à roda, acompanhando seu movimento, e é utilizado para desacelerar e parar o carro quando um material abrasivo é pressionado contra ele.

1.2

TAMBOR: esta peça tem como objetivo gerar atrito para desacelerar o veículo. Ele tem o formato semelhante à de uma panela e, normalmente, está presente nas rodas traseiras do veículo.

1.3

PASTILHAS: quando pressionados contra o disco ou o tambor, geram o atrito necessário para desacelerar o veículo. As pastilhas são usadas em sistemas com freio a disco; as lonas, em modelos a tambor.

1.4

SAPATA DE FREIO: este componente tem função de apoiar as lonas de freio, servindo de suporte. São classificadas como primárias, quando a força aplicada segue o mesmo sentido de rotação do tambor, e secundárias, quando aplicada em sentido contrário.

São itens imprescindíveis de verificações e revisões periódicas, pois vão garantir a segurança tão necessária à vida.

Vamos fazer
uma revisão completa?

Faça um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.